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5 coisas que você precisa saber para dormir melhor

[highlighter color=”light-green” ]Evite comer proteína à noite[/highlighter]

A refeição mais indicada para antes de dormir é aquela rica em carboidrato. Já no almoço, para se manter alerta durante a tarde, o indicado é ingerir proteína. “As refeições ricas em carboidrato ativam a reação em cadeia que nos deixam sonolentos. Quando são digeridos, os carboidratos liberam insulina, que por sua vez ajuda a substância triptofano a entrar no cérebro, onde se transforma em serotonina, o que nos faz querer dormir”, explica a pesquisadora Ania Kosicha-Knox, da Universidade de Westminster. Ingerir proteínas tem um efeito oposto ao do carboidrato. “A proteína é transformada em aminoácido que reduz a quantidade de triptofano que vai para o cérebro, produzindo assim menos serotonina. Como resultado, nós nos sentimos mais alerta”.

[highlighter color=”light-green” ]Tome um banho morno 1h antes de dormir[/highlighter]

O banho quente faz com que a temperatura interna do corpo aumente. Mas não é o calor que leva à sonolência. Ao sair do banho o corpo resfria, e é essa mudança de temperatura que faz o corpo relaxar e ajuda a dormir. “Ficamos mais sonolentos quando a nossa temperatura do corpo está baixa. Mas descobrimos que a queda da temperatura corporal, antes de dormir, estimula o sono”, explica a especialista em sono Barbara Stone.

[highlighter color=”light-green” ]Fique na cama apenas para dormir[/highlighter]

Existe uma terapia chamada Restrição do Sono, que consiste em reduzir o tempo que se passa na cama para aumentar a percentagem do tempo que se dorme. “As pessoas que sofrem de insônia passam mais tempo na cama para compensar a falta de sono. Com essa terapia, reduzimos sistematicamente o tempo que se fica na cama. O objetivo é deixar a pessoa bem exausta, para que seus padrões de sono sejam quebrados”, explica Colin Espie, especialista do Centro de Pesquisa do Sono da Universidade de Glasgow. Outra dica do profissional é: levante-se todos os dias no mesmo horário.

[highlighter color=”light-green” ]Evite café e álcool antes de dormir[/highlighter]

Beber café ou álcool antes de dormir afeta o sono de forma grave. Mas como isso acontece exatamente? O sono apresenta cinco estágios: 1º sonolência; 2º sono leve; 3º e 4º sono profundo; e 5º sonho (REM). Os cinco estágios formam um ciclo que dura em torno de 1h30, para uma noite de sono saudável devemos ter de 4 a 5 ciclos. Interromper o sono a cada ciclo pode atrapalhar a nossa concentração, causar mal humor e prejudicar a nossa saúde a longo prazo.

Café: “Após ingerir café demoramos mais para dormir. Os estágios de sono profundo podem ser suprimidos no início, e a pessoa pode acordar mais vezes”, explica Derk-Jan Dijk, especialista do Centro de Pesquisa do Sono da Universidade do Surrey.

Bebida alcoólica: “Quando tomamos bebidas alcoólicas adormecemos mais rapidamente e temos estágios de sono profundo. Mas na segunda metade da noite acordamos mais vezes. Então, embora o álcool nos ajude a dormir, ele não nos mantém adormecidos”, conclui Derk-Jan Dijk.

[highlighter color=”light-green” ]Como parar de roncar[/highlighter]

O que acontece exatamente quando roncamos? Quando dormimos os músculos que controlam as vias aéreas relaxam causando o estreitamento da passagem de ar. Como consequência, quando respiramos os tecidos suaves na garganta, na boca e no nariz vibram. O resultado é o ronco. No pior dos casos, o ronco pode estar relacionado a problemas de saúde, como pressão alta, derrame e infarto.

Duas soluções disponíveis em farmácias:

Tiras umidificadoras criadas para reduzir as vibrações dos tecidos bucais que causam o ronco.

Protetor bucal feito para impedir que a língua caia para trás, no fundo da boca.

Roncadores crônicos devem procurar um médico.

 

Fonte: Canal GNT

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