Assistência Social Beneficente de Resgate e Amparo à Criança

6 dicas para fazer uma boa redação no Enem

É normal que às vésperas de um exame tão importante como o Enem, você esteja preocupado com as matérias que poderão cair na prova e fique um pouco inseguro em relação ao desenvolvimento da redação. A dica da professora de redação Cida Custódio, do Cursinho Objetivo, é resolver a prova e na hora da redação focar no tema. “Não perca tempo! Vá direto ao ponto e faça uma boa redação”, afirma.

Se você já está estudando há um bom tempo, mas ainda tem dúvidas sobre como elaborar os três pontos principais da dissertação, essa revisão simples e rápida pode ser útil. Para isso, a professora reuniu 6 passos para você fazer uma boa redação e não se perder durante a prova. “O tema proposto geralmente fala sobre o universo jovem e não é costume do Enem exigir aprofundamento”, diz. “Na hora da prova basta manter a calma e prestar a atenção no que está sendo pedido”, completa.

Como fazer uma boa redação no Enem em 6 passos:

1) Leitura do enunciado

Fique atento ao tema e procure identificar o que a banca espera da sua redação quando propõe o assunto em questão. A sugestão da professora é ler com muita atenção o enunciado do começo ao fim para que você esteja apto a identificar o tema.

2) Identificação do tema

Não adianta você analisar rapidamente os textos que são fornecidos e sair escrevendo as primeiras ideias que surgirem. A professora destaca que quanto mais rápido o tema for identificado mais tempo para desenvolver os argumentos você terá.

3) Leitura do texto de apoio

Nesta etapa, a professora sugere que o aluno faça uma leitura direcionada do texto base fornecido verificando o encaminhamento da banca, ou seja, identificar a partir dos textos propostos o que ela espera do seu texto.

4) Identificação de palavras chaves

Quando o aluno identifica quais são os principais temas e as palavras-chave dos textos propostos fica muito mais fácil desenvolver a redação. Assim ele não corre o risco de fugir do tema proposto, um dos pontos que desclassifica uma redação.

5) Montagem do texto

Depois de organizar as ideias, decidir os argumentos e teses que serão usados está na hora de montar o texto. Não se esqueça de que a sua redação deve obedecer as normas de um texto dissertativo, as suas ideias não podem aparecer escritas na 1ª pessoa do singular.

6) Solução

Se o tema proposto pela banca for uma pergunta ou um problema o candidato deve propor uma solução. A melhor maneira de fazer isso é sempre sugerir medidas adequadas à realidade.

 

Fonte: Maria Lúcia Zanutto – Universia Brasil

Você também vai gostar de ver:

Endereço

Rua dos Macucos, 14
Pq. dos Pássaros
SBCampo
(11) 4392-7492