Assistência Social Beneficente de Resgate e Amparo à Criança

Anvisa proíbe a venda de mamadeiras que contenham Bisfenol A

Em setembro, a Anvisa determinou que a partir de 2012 a venda de mamadeiras que contenham Bisfenol A está proibida. O BPA, como é conhecido, é a matéria-prima utilizada na fabricação do policarbonato, plástico resistente utilizado em alguns produtos como mamadeiras e revestimento interno de latas. A medida já é adotada em países como Canadá e Estados da União Europeia e os fabricantes e importadores terão 90 dias para cumprir a determinação.

Mas não é só em mamadeiras que há riscos. Objetos como adesivos, CDs, eletrodomésticos, sacolas de supermercado, brinquedos e colas também podem conter Bisfenol A.

Por que o Bisfenol é ruim?


O BPA funciona como um desregulador endócrino, que interfere no funcionamento do organismo, aumentando ou diminuindo a ação de hormônios naturais do corpo. Diversos estudos mostram que a substância está associada a doenças como câncer e distúrbios do coração, além de obesidade, problemas de fertilidade e hiperatividade. A principal preocupação é com crianças de até um ano, que ainda não têm o sistema de defesa e eliminação da substância bem desenvolvido.

Outra questão é em relação ao descarte incorreto de materiais que contêm a substância, o que pode atrapalhar a reprodução e o desenvolvimento de peixes e outros organismos aquáticos ao entrar em contato com rios e córregos.

O que fazer?

Existem algumas formas de evitar o contato com o Bisfenol A:

– Para alimentar bebês, prefira objetos de vidro ou BPA Free;

– Para armazenar alimentos, também prefira vidro, porcelana ou aço;

– Esquentar e resfriar um recipiente de plástico favorece a liberação de Bisfenol A. Por isso, para levar algum alimento ao microondas ou congelar, evite embalagens de plástico;

– Alimentos e bebidas em lata também devem ser evitados, em especial se estiver amassada (o que facilita a liberação do BPA);

– Potes de plástico que estejam lascados ou arranhados devem ser descartados;

– Evite colocar comidas ou bebidas quentes em recipientes plásticos.

– Quando for comprar uma mamadeira, prefira as fabricadas com polietileno, ao invés de policarbonato.

 

Você também vai gostar de ver:

3 Comentários
  1. Poxa pessoal este negocio é realmente perigoso e pelo visto como vai ser agora será que vamos voltar a epoca das mamadeiras de vidro?

    • Acreditamos que novos materiais serão utilizados ou ainda o uso das mamadeiras sem a substância bisfenol-A (“Livre de Bisfenol-A” ou “Bisphenol-A Free”).A identificação deve ser encontrada no fundo do produto = plástico número 7.

      Ficaremos atentos e qualquer novidades postaremos por aqui…

  2. comprei desse site http://www.mercadozets.com.br/ e gostei o site entrega rapido e com nota fiscal e garantia

    tem berço eletronicos celulares tv notebook computador acessorios para carros brinquedos artigos infantis e muito mais

    … tem mais de 2000 produtos

    mamadeiras

    http://www.mercadozets.com.br/ListaProdutos.asp?texto=Mamadeira&IDCategoria=110
    … … …
    artigos para bebe/infantil
    http://www.mercadozets.com.br/ListaProdutos.asp?idCategoria=110

Endereço

Rua dos Macucos, 14
Pq. dos Pássaros
SBCampo
(11) 4392-7492