Assistência Social Beneficente de Resgate e Amparo à Criança

Banco de Leite de SBC precisa de doadoras para ampliar o estoque

Sempre é tempo para exercer a cidadania, principalmente quando os beneficiários são os bebês que dependem de doações do Banco de Leite Humano, do Hospital Municipal Universitário de São Bernardo do Campo (HMU).

Para suprir a necessidade e manter um estoque de segurança do material na unidade é preciso pelo menos 300 litros por mês. Atualmente, o Banco de Leite de São Bernardo detém um volume total de 243 litros doados por 104 voluntárias. O alimento se destina a crianças prematuras de alto risco que precisam ficar internadas e as mães produzem pouco leite.

De acordo com a responsável pelo Banco de Leite do HMU, a queda é de 20% a 30% neste período e tem início no final de dezembro, em época de festas, normalizando somente após o feriado de Carnaval.

Mas não é apenas em época de festas e férias que o Banco de Leite Humano registra queda no estoque. Durante o inverno, principalmente no mês de julho, quando o frio costuma ficar mais intenso, o clima contribui para a diminuição das doações. Segundo ela, além da produção de leite cair naturalmente, as mães tiram menos leite devido ao frio.

[highlighter color=”green” ]Quem pode doar[/highlighter]  – O leite materno é importante para diminuir a mortalidade neonatal e assegurar uma melhor qualidade de vida aos recém-nascidos. Além de ser uma grande fonte de proteínas e calorias, possui anticorpos que protegem a criança contra infecções até os dois anos de vida.

Para doar, as mães devem produzir leite em excesso e não serem portadoras do vírus HIV ou terem hepatite, sífilis ou rubéola. A coleta do leite é feita pela própria doadora em sua residência e, semanalmente, o hospital vai ao domicílio receber a doação, que pode ser feita o ano inteiro, todos os dias da semana. O material necessário para a coleta do leite é fornecido pelo hospital.

Antes da liberação para consumo, o HMU promove um rigoroso controle de qualidade no leite doado, que também passa por um processo de pasteurização para a eliminação de bactérias e é submetido a um teste de controle microbiológico.

[highlighter color=”green” ]Doação[/highlighter]  – As interessadas devem entrar em contato com o HMU e realizar o pré-cadastro. Serão solicitados os exames do pré-natal, que serão verificados na casa da doadora no momento de entrega do leite materno, quando serão dados os potes esterilizados para a mãe já começar a armazenar o leite.

O Banco de Leite Humano está localizado no Hospital Municipal Universitário. O endereço é Avenida Bispo César D’Acorso Filho, 161, no Rudge Ramos. Mais informações pelo telefone 4265-1480.

Você também vai gostar de ver:

Deixe uma Resposta.

*

Quem Mais Comenta

  1. Profª.Vania Barros Profª.Vania... (25)
  2. Carlos Eduardo Carlos Eduardo (9)
  3. Gislaine Gislaine (7)
  4. Jurandir Jurandir (6)
  5. Messias Messias (6)
  6. Toninho Ramiro Toninho Ramiro (6)
  7. Dennis Dennis (5)
  8. Elizeu Santos Elizeu Santos (5)
  9. lia lia (5)
  10. Joelson Joelson (3)

Endereço

Rua dos Macucos, 14
Pq. dos Pássaros
SBCampo
(11) 4392-7492