Assistência Social Beneficente de Resgate e Amparo à Criança

Brasil avança nos indicadores sociais

Estudo do Pnud mostra que o Brasil avança nos indicadores sociais

“O Brasil está entre os 36 países que subiram no ranking nos últimos anos”, ressalta a ministra Tereza Campello, responsável pela coordenação do Plano Brasil Sem Miséria

A ministra do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Tereza Campello, destacou que o relatório do Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), divulgado pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud), mostra que o Brasil avançou nos indicadores de forma consistente e sistemática nos últimos anos. A declaração da ministra ocorreu durante entrevista coletiva sobre os resultados do relatório divulgado nesta quarta-feira (2).

“O Brasil está entre os 36 países que subiram no ranking nos últimos anos”, ressaltou a ministra, responsável pela coordenação do Plano Brasil Sem Miséria. Tereza Campello acrescentou que esses impactos decorrem da construção de políticas sociais nos últimos anos. A ministra lembrou que o IDH ainda não reflete resultados da evolução do Programa Bolsa Família, da política de correção do salário mínimo e da agricultura familiar, porque os dados usados pelo Pnud se referem a 2006. Nessa época, os v alores da transferência de renda ainda não tinham sido reajustados.

A ministra revelou que o Governo Federal solicitou ao Pnud, no início do ano, a incorporação de estatísticas mais recentes, mas o pedido não foi atendido. Ela acredita que os resultados terão impactos maiores no próximo ano. Tereza Campello citou, por exemplo, o avanço na área de eletricidade com o Programa Luz para Todos. O Programa Nacional da Agricultura Familiar (Pronaf) foi outra iniciativa que ampliou o investimento de R$ 2,4 bilhões, em 2003, para 16 bilhões, em 2011. O relatório aponta que o Brasil subiu uma posição entre 2010 e 2011 e está em 84º entre 187 nações.

Tereza Campello apontou que o relatório traz avanços do Brasil em relação à expansão de água e saneamento, além de indicar que 98% das famílias têm acesso a combustível moderno no  preparo da alimentação, ou seja, usam o gás de cozinha. Outra iniciativa que combina desenvolvimento com sustentabilidade foi o programa brasileiro do etanol como combustível capaz de reduzir a poluição.

A ministra finalizou informando que o casamento das políticas sociais combinadas às ações de sustentabilidade do Brasil será apresentado na Rio +20, Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente e Desenvolvimento, que será realizada no Rio de Janeiro em 2012.

 


Você também vai gostar de ver:

2 Comentários
  1. Maravilha heim espero que continuemos no caminho certo. Vamos lá BRASIL

Deixe uma Resposta.

*

Quem Mais Comenta

  1. Profª.Vania Barros Profª.Vania... (25)
  2. Carlos Eduardo Carlos Eduardo (9)
  3. Gislaine Gislaine (7)
  4. Jurandir Jurandir (6)
  5. Messias Messias (6)
  6. Toninho Ramiro Toninho Ramiro (6)
  7. Dennis Dennis (5)
  8. Elizeu Santos Elizeu Santos (5)
  9. lia lia (5)
  10. Joelson Joelson (3)

Endereço

Rua dos Macucos, 14
Pq. dos Pássaros
SBCampo
(11) 4392-7492