Assistência Social Beneficente de Resgate e Amparo à Criança

Como balancear seu cardápio cotidiano

 

Levar uma vida mais saudável implica em prezar por uma alimentação equilibrada.Seguir um cardápio especialmente indicado para você, que contemple o que você gosta e suas necessidades calóricas é o melhor caminho, avaliam especialistas. 

A nutróloga Marcela Paranhos Knibel, autora do livro “Nutrição Contemporânea – Saúde com Sabor”, recomenda uma proporção básica na composição dos pratos. “Metade hortaliças a e b, ¼ de hortaliças c, cereais, leguminosas e ¼ de carne magra”. Ela explica que as hortaliças a e b são as verdes e coloridas, enquanto a c, as batatas, inhame, mandioca.

Cada um tem o seu

As pessoas são únicas e, por isso, a elaboração de um cardápio precisa ser individualizada, com a orientação de um especialista. “Questões como equilíbrio, horários, recomendações, dificuldades, são muito particulares e devem, sempre, ser levados em consideração”, diz a nutricionista Gabriela Kapim.

Sem culpa nas escapulidas

Muita gente desiste de seguir uma dieta por causa do excesso de restrições. Se não é possível viver completamente longe das guloseimas, é preciso ter flexibilidade. “Se teve um almoço diferente, controle as quantidades”, diz Marcela. 

“Se a pessoa está querendo perder peso e não tem problema de saúde, quanto mais fiel ao roteiro, mais rapidamente vai perder o peso desejado. Outra com problemas de peso e patologias precisa ser mais fiel ao esquema alimentar para não ter alterações na saúde. A pessoa magra que quer adotar um estilo de vida saudável é diferente. Uma besteirinha por dia numa quantidade controlada não vai fazer mal”. Nestes casos, diz Marcela, o nutricionista deixa essas brechas no plano de alimentação. Isso, inclusive, faz com que a pessoa não abandone a dieta.

Comendo na rua

Não é impossível manter uma alimentação equilibrada mesmo comendo fora. “Os restaurantes oferecem uma gama de alimentos calóricos ou não. Em restaurante a quilo a pessoa pode procurar escolher hortaliças verdes e coloridas, temperar com um pouco de azeite, sal e limão e escolher uma proteína magra, como um peixe, e um carboidrato”.

Calorias escondidas

Para aqueles que estão seguindo uma alimentação equilibrada para emagrecer, mas não conseguem: o problema pode estar nos excessos, mesmo de alimentos saudáveis – eles também engordam. “As pessoas minimizam o que consomem, erram na quantidade. Não ligam para as calorias que bebem e nas refeições em restaurante a quilo fazem a composição errada”.

Disciplina é tudo

Ela é imprescindível tanto para seguir um cardápio equilibrado quanto para se habituar a comer em horários regulares. Por isso, é preciso educar o corpo. Sua saúde agradecerá.

 

Fonte: Canal GNT

Você também vai gostar de ver:

Deixe uma Resposta.

*

Quem Mais Comenta

  1. Profª.Vania Barros Profª.Vania... (25)
  2. Carlos Eduardo Carlos Eduardo (9)
  3. Gislaine Gislaine (7)
  4. Jurandir Jurandir (6)
  5. Messias Messias (6)
  6. Toninho Ramiro Toninho Ramiro (6)
  7. Dennis Dennis (5)
  8. Elizeu Santos Elizeu Santos (5)
  9. lia lia (5)
  10. Joelson Joelson (3)

Endereço

Rua dos Macucos, 14
Pq. dos Pássaros
SBCampo
(11) 4392-7492