Assistência Social Beneficente de Resgate e Amparo à Criança

Dia Nacional de Combate ao Trabalho Escravo

 

Pelo terceiro ano consecutivo, entidades públicas e organizações civis promovem, na última semana de janeiro, atos para marcar o Dia Nacional de Combate ao Trabalho Escravo (28 de janeiro). As atividades estão programadas em vários estados, para chamar a atenção sobre o problema e avançar na erradicação do trabalho escravo.

O Sistema Único de Assistência Social (Suas) é responsável por incluir no Cadastro Único trabalhadores extremamente pobres resgatados em condições sub-humanas por fiscais do trabalho. Essas pessoas também passam a receber os benefícios dos programais sociais, quando tiverem renda inferior a R$ 140.

Em 2012, a mobilização inclui atividades no Fórum Social Mundial Temático, em Porto Alegre. No sábado (28) haverá um debate com a presença da ministra Maria do Rosário, da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República, e do procurador-geral do Ministério Público do Trab alho, Luiz Antônio Camargo. Eles analisarão a relação entre trabalho escravo e danos ao meio ambiente.

O Fórum Social Mundial deste ano será temático e prepararatório para a Rio+20, em junho. Além da discussão no Rio Grande do Sul, estão previstas atividades em pelo menos mais seis estados.

O 28 de janeiro foi oficializado como o Dia Nacional de Combate ao Trabalho Escravo, em homenagem aos auditores do trabalho Erastóstenes de Almeida Gonçalves, João Batista Soares Lage, Nelson José da Silva e o motorista Ailton Pereira de Oliveira, mortos nessa data, em 2004, durante fiscalização na zona rural de Unaí, em Minas Gerais.


Você também vai gostar de ver:

Deixe uma Resposta.

*

Quem Mais Comenta

  1. Profª.Vania Barros Profª.Vania... (25)
  2. Carlos Eduardo Carlos Eduardo (9)
  3. Gislaine Gislaine (7)
  4. Jurandir Jurandir (6)
  5. Messias Messias (6)
  6. Toninho Ramiro Toninho Ramiro (6)
  7. Dennis Dennis (5)
  8. Elizeu Santos Elizeu Santos (5)
  9. lia lia (5)
  10. Joelson Joelson (3)

Endereço

Rua dos Macucos, 14
Pq. dos Pássaros
SBCampo
(11) 4392-7492