Assistência Social Beneficente de Resgate e Amparo à Criança

Dia Nacional do Livro

Você sabe por que comemoramos o Dia Nacional do Livro no dia 29 de outubro? Por que foi nesse dia, em 1810, que a Real Biblioteca Portuguesa foi transferida para o Brasil, com mais de sessenta mil objetos. O acervo era composto por medalhas, moedas, livros, manuscritos, mapas, quando então foi fundada a Biblioteca Nacional e esta data escolhida para o DIA NACIONAL DO LIVRO.

O primeiro livro publicado no Brasil foi Marília de Dirceu, escrito por Tomás Antônio Gonzaga. Na época, o imperador do país fazia uma leitura prévia dos mesmos, a fim de liberar ou não o seu conteúdo, funcionando como censura.

O livro é um meio muito importante para adquirir conhecimento, e contribuir com o desenvolvimento da nossa linguagem e escrita. A dificuldade de acesso à leitura é um problema para a formulação e implantação de qualquer política cultural. Os altos preços dos livros, a falta de estimulo e os altos custos de instalação de novas bibliotecas são obstáculos que se somam a todos os fatores sociais que roubaram da população o direito a ler.

Curiosidades
  • Você sabia que na Idade Média os livros eram feitos a mão e produzidos por monges que usavam tinta e bico de pena para escrever os textos? Um livro pequeno levava meses para ficar pronto. Imaginem só se não tivéssemos todos os recursos avançados que temos hoje para produzir os livros? Com toda a tecnologia que temos hoje, por maiores que sejam eles ficam prontos rapidamente.
  • O brasileiro lê, em média 4,7 livros por ano, contra 10 nos EUA ou na França e 15 nos países nórdicos. Dos 4,7 livros lidos pelos brasileiros,apenas 0,9 não são livros didáticos.
  • A Unesco ( Organizações das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura) recomenda que haja uma livraria para cada 10 mil pessoas. No Brasil ,com 190 mil habitantes,temos 2.700 livrarias uma para cada 70 mil habitantes.

Mas para quem achar complicado ir a até uma biblioteca, ou pedir livros pelo correio, já existem sites na internet que disponibilizam downloads gratuitos.

Então Comemore lendo…

Google eBookstore

Com mais de 3 milhões de obras gratuitas disponíveis, além das pagas, a Google eBookstore é compatível com a maioria dos navegadores convencionais e com aparelhos como Android, iPhone, iPad e iPad touch, além dos e-readers da Sony e o Nook .

Mas o serviço de compra de livros ainda não está funcionando no Brasil. Por enquanto a loja só está disponível nos EUA. Nos outros países é possível olhar, mas o consumo está restrito aos e-books de domínio público. Para completar o Google informa que é possível, por exemplo, começar a ler a obra em um dispositivo e recomeçar em outro, do mesmo ponto em que parou, como num marcador eletrônico.

Os livros que estão disponíveis vão de clássicos à best-sellers, alguns dos quais já caíram em domínio público e podem ser acessados no Brasil. É possível realizar a leitura direto da internet, sem fazer o download do arquivo nem se preocupar com o formato. Mas se por um lado isso representa uma facilidade por outro é preciso manter o aparelho conectado durante a leitura.

Confira aqui

120 livros disponíveis para download gratuito

A Universidade Estadual Paulista (Unesp) disponibilizou 120 títulos acadêmicos em formato digital para download gratuito. Os livros estão divididos em 23 áreas e podem servir de material de apoio para o desenvolvimento de projetos acadêmicos.

Confira aqui a lista das obras disponíveis.

3 mil livros para download no site da USP

A USP tem um site que disponibiliza 3.000 livros para download. Ao entrar no www.brasiliana.usp.br o internauta encontra livros raros, documentos históricos, manuscritos e imagens que são parte do acervo da Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin, doada à universidade.

Há planos de aumentar o catálogo para 25 mil títulos e incluir primeiras edições de Machado de Assis e de Hans Staden.

Outros sites para baixar obras

Domínio Público: o site do Governo Federal oferece mais de 1.000 livros gratuitos, entre obras de ficção, documentários e material didático. Seu sistema de busca permite pesquisas pelo nome da obra, do autor ou categoria.  Veja

Biblioteca Virtual Portuguesa: romances, contos e poesias de escritores portugueses estão disponibilizados para download para serem lidos na tela. Veja

Cultura Brasil: livros de Euclides da Cunha, Maquiavel e Castro Alves fazem parte do acervo reunido pelo site. Veja

e-Book: a educação é o forte do site, que disponibiliza livros de direito, ciências sociais, medicina, psicologia e línguas estrangeiras. Veja

Gutemberg: livros de domínio público de diversas línguas estão hospedados no site, todo escrito em inglês.Veja

Virtual Books: oferece uma variedade de livros em mais de seis línguas. Veja

 

Fonte: Catraca Livre; Instituto Ressoar

Você também vai gostar de ver:

1 Comentário
  1. Ler é atravesar fronteiras sem sair do lugar, é conhecer o mundo e suas peculariedades na nossa imaginação é adquirir conhecimento e muitas outras coisas mais, adorei esta materia

Deixe uma Resposta.

*

Quem Mais Comenta

  1. Profª.Vania Barros Profª.Vania... (25)
  2. Carlos Eduardo Carlos Eduardo (9)
  3. Gislaine Gislaine (7)
  4. Jurandir Jurandir (6)
  5. Messias Messias (6)
  6. Toninho Ramiro Toninho Ramiro (6)
  7. Dennis Dennis (5)
  8. Elizeu Santos Elizeu Santos (5)
  9. lia lia (5)
  10. Joelson Joelson (3)

Endereço

Rua dos Macucos, 14
Pq. dos Pássaros
SBCampo
(11) 4392-7492