Assistência Social Beneficente de Resgate e Amparo à Criança

Especialistas indicam como manter o corpo hidratado no calor

Nos dias mais quentes do verão, o corpo perde mais água do que o normal e o organismo não consegue regular a hidratação apenas pela sede.  A ingestão de líquidos e alimentos que contêm maior quantidade de água ajuda a regular o organismo.

Quando falta água, a temperatura do corpo sobe e provoca a desestruturação de proteínas, explica a nutricionista da Unifesp Daniela Jobst. Isso gera problemas nas reações químicas do organismo, nos hormônios e nas enzimas, pois as proteínas são as responsáveis por esses processos.

Além da recomendação diária de dois litros de água, alimentos que hidratam o corpo devem ser incluídos na dieta.

De acordo com Jobst, itens como melancia, melão, água de coco e pera devem ser ingeridos de três a quatro vezes ao dia.

“Estes alimentos ajudam a atingir o valor ideal de ingestão de água mais facilmente, e ainda hidratam por meio dos sais minerais contidos neles. O ideal é consumir água ou água de coco. Sucos naturais também podem ajudar”, explica a nutricionista.

Frutas, verduras, saladas e pratos leves são as comidas mais indicadas para consumir nos dias mais quentes.

“O ideal é abusar dos alimentos de origem natural para repor outros nutrientes que o corpo perde com a transpiração”, indica Lara Natacci, nutricionista da USP.

Segundo a especialista, é melhor fazer várias pequenas refeições durante o dia para facilitar a digestão e manter o metabolismo funcionando direito.

“Devemos incluir em nossa dieta alimentos como grãos integrais, ostras, carnes de boi e de frango e leite (ricos em zinco), batata, tomate e banana (ricos em potássio), cereais integrais, legumes, fígado de boi e carnes vermelhas (ricos em complexo B), frutas cítricas e vegetais escuros (ricos em vitamina C)”, cita.

Evite

Bebidas alcoólicas e refrigerantes desidratam o organismo, segundo a nutricionista da Unifesp.

“Além de ser tóxico, o álcool utiliza muita água para metabolização e excreção. Já os refrigerantes são xaropes cheios de química e, por isso, também são tóxicos”, aconselha Jobst.

Já Natacci acrescenta que a ingestão de sal deve ser controlada para evitar a retenção de líquidos e, consequentemente, o inchaço.

“O sal de adição deve ser evitado à mesa. As refeições devem ser preparadas com pouco sal e é bom evitar o excesso de produtos industrializados, pois o sódio é usado para realçar o sabor e também como conservante”, explica.

Comidas quentes e gordurosas também devem ser evitadas nos dias mais quentes.

Refeições compostos por queijos amarelos, manteiga, leite integral, carnes gordas, frios, embutidos, frituras, molhos, massas e doces muito elaborados são de difícil digestão. Eles sobrecarregam o sistema intestinal e provocam sensação de moleza e sonolência.

Outros cuidados

Quem pratica atividades físicas ao ar livre deve usar roupas leves e evitar se expor demais ao sol, principalmente nos horários em que os raios estão mais fortes, entre 10h e 16h.

O começo do dia ou o fim de tarde são mais indicados para fazer exercícios nos dias de mais calor.

Fonte: UOL

 

Você também vai gostar de ver:

Deixe uma Resposta.

*

Quem Mais Comenta

  1. Profª.Vania Barros Profª.Vania... (25)
  2. Carlos Eduardo Carlos Eduardo (9)
  3. Gislaine Gislaine (7)
  4. Jurandir Jurandir (6)
  5. Messias Messias (6)
  6. Toninho Ramiro Toninho Ramiro (6)
  7. Dennis Dennis (5)
  8. Elizeu Santos Elizeu Santos (5)
  9. lia lia (5)
  10. Joelson Joelson (3)

Endereço

Rua dos Macucos, 14
Pq. dos Pássaros
SBCampo
(11) 4392-7492