Assistência Social Beneficente de Resgate e Amparo à Criança

HD Externo ou Pen Drive? Qual Escolher?

 

Escolher entre produtos da mesma categoria é sempre um desafio. Agora imagine só querer comparar dois produtos com objetivos totalmente diferentes. Quase impossível, não é? Pois é. Comparar um Pen Drive com um HD Externo é mais ou menos isso. O primeiro é centrado na portabilidade e simplicidade de uso e o segundo, claro, na capacidade quase astronômica de armazenar arquivos. Portanto, tenha em mente que você deve primeiro traçar suas necessidades básicas para, depois, escolher seu produto.

O que é um Pen drive?

Pen drives são unidades de armazenamento que utilizam memória flash. A memória flash é um tipo de memória que permite que dados sejam apagados e escritos muitas vezes.

É como se fosse um chip onde é possível re-escrever, fora que preserva o seu conteúdo sem a necessidade de fonte de alimentação. Um pen drive tem a aparência de um isqueiro ou chaveiro.

um dos primeiros modelos portable com capacidade de 1T, esse pequeno notavel HD possui a portabilidade de uma carteira e a capacidade de armazenamento maior que muitos Hds internos.

Você pluga na entrada USB do seu micro e, em segundos, acessa os dados ali contidos ou grava novos arquivos.

Surgiram no final de 2000 e hoje alcançaram tamanha popularidade que já são solicitados até mesmo em listas de material de algumas escolas. Existem modelos com softwares internos que gerenciam esses arquivos, podem ser bloqueados por senhas e até mesmo carregar aplicativos diretamente, como se fosse uma central de programas portátil.

O que é um HD Externo?

São iguais aos HDs que você tem dentro do seu computador ou notebook e podem ser encontrados em diferentes formatos, capacidades e processos de montagem. Não utilizam memória flash, mas sim, discos rígidos com maior capacidade e velocidade no acesso aos dados.

São indicados para outro tipo de aplicação: backup e armazenamento de acervos maiores de documentos, fotos, músicas e vídeos. Embora existam alguns modelos do tamanho de uma carteira masculina, sua portabilidade é um pouco menor do que a do Pen Drive e em alguns casos necessitam de fonte de alimentação e proteção, como um estabilizador ou no-break.

Pen Drive x HD Externo

Velocidades

Por definição, um HD externo, dado ao tipo de leitura e protocolo de comunicação com o computador, é mais rápido do que um pen drive, principalmente se utilizar a saída fire wire (tipo de conexão utilizada para transportar grandes quantidades de arquivos). Existem pen drives com tecnologias que aumentam essa velocidade, mas elas ficam ainda dentro das limitações do pen drive.

Capacidades

Pen Drives têm capacidade menor, variando de 1 Gb até 64Gb, suficientes para a maioria das aplicações nas quais utilizamos este equipamento. Já HD externos apresentam modelos com capacidade de 120Gb até incríveis 2 Terabytes (2 mil Gibabytes), recomendados para redes de empresas.

Durabilidade

A memória flash dos pen drives tem uso projetado para até 10 anos.  HDs externos podem durar até um pouco mais, se bem instalados, protegidos por filtros de linha tratados e neles serem programadas manutenções periódicas.


Você também vai gostar de ver:

1 Comentário
  1. Oi, o PenDrive tem mais velocidade em arquivos leves, por que? por causa que o tempo que o HD demora pra se posicionar demora mais do que o PenDrive, más se for arquivos grande para o PenDrive vai demorar mais, quando o HD terminou de se posicionar ele faz a Leitura bem rápidamente ultrapassando o Limite do PenDrive.

Deixe uma Resposta.

*

Quem Mais Comenta

  1. Profª.Vania Barros Profª.Vania... (25)
  2. Carlos Eduardo Carlos Eduardo (9)
  3. Gislaine Gislaine (7)
  4. Jurandir Jurandir (6)
  5. Messias Messias (6)
  6. Toninho Ramiro Toninho Ramiro (6)
  7. Dennis Dennis (5)
  8. Elizeu Santos Elizeu Santos (5)
  9. lia lia (5)
  10. Joelson Joelson (3)

Endereço

Rua dos Macucos, 14
Pq. dos Pássaros
SBCampo
(11) 4392-7492