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Tomar iogurte ajuda no controle da hipertensão

Um novo estudo apresentado na semana passada no congresso da American Heart Association’s High Blood Pressure Research 2012 Scientific Sessions, em Washington (EUA), descobriu quem tem o costume de comer iogurte apresenta pressão arterial sistólica mais baixa e menor risco de desenvolver hipertensão. Pressão arterial sistólica é a medida que indica a força com a qual o sangue pressiona as paredes das artérias quando o coração está batendo. A pesquisa foi conduzida pela Tufts University, nos Estados Unidos.

Especialistas acompanharam dois mil voluntários que não tinham hipertensão por 15 anos. Durante a análise, todos preencheram questionários em três momentos diferentes informando sobre sua ingestão de iogurte de baixo teor de gordura. O alimento já havia sido associado a um peso corporal saudável e a um índice de massa corpórea (IMC) menor.

Os resultados mostraram que acrescentar pelo menos 170 gramas de iogurte à dieta a cada três dias pode diminuir o risco de desenvolver hipertensão em até 31%, desde que pelo menos 2% do valor energético diário do indivíduo venha desse alimento. Além disso, a pressão sistólica teve uma queda significativa em comparação àqueles que não consumiam iogurte.

A hipertensão é uma doença silenciosa, ou seja, começa a apresentar sintomas apenas quando o quadro do paciente já está em estágio avançado. Ela ataca os vasos sanguíneos, coração, cérebro e olhos. Pode ainda causar paralisia dos rins. O problema é diagnosticado quando a pressão se mantém acima de 140 por 90 mmHg com frequência.

Previna e controle a hipertensão

A maior causa de morte no Brasil se deve às conhecidas doenças cardiovasculares e em mais da metade dos casos, a hipertensão favorece esses problemas. Veja a seguir dicas para prevenir e controlar a pressão alta.

Pratique exercícios
Caminhadas podem ser a chave para reduzir o risco de desenvolver a pressão arterial. Foi o que apontou uma pesquisa da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRB). Segundo o estudo, a atividade não só reduz a pressão como ainda mantém a queda nas 24 horas seguintes.

Reduza a ingestão de sal
Ingerir muito sal favorece a retenção de líquidos, o que aumenta a pressão nas artérias do corpo. Evite congelados, temperos prontos e tire o saleiro de cima da mesa. Grande parte dos alimentos que consumimos já vêm com sal.

Perca peso
Acúmulo de gordura, especialmente na cintura, favorece o desenvolvimento da hipertensão. A medida do abdômen masculino não deve ultrapassar 102 cm e da feminina 88 cm.

Modere no álcool
O álcool também é vilão da pressão arterial, por isso, moderação é fundamental quando o assunto é beber. Assim, a ingestão deve ser limitada a 30 gramas e álcool por dia, o que corresponde a 600 ml de cerveja, 250 ml de vinho e 60 ml de destilados.

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